terça-feira, 27 de setembro de 2011

Na Arábia Saudita agora mulheres podem votar, dirigir não



O recente protesto de mulheres sauditas que queriam autorização para dirigir ainda não teve resultado, mas o rei Abdullah bin Abdulaziz al-Saud anunciou neste domingo que outro antigo pedido delas será atendido: serão autorizadas a votar e se candidatar nas eleições municipais no país. Em um discurso de cinco minutos, o monarca disse que as sauditas também poderão fazer parte Conselho Shura, órgão consultivo que tem poderes para vetar leis.
O reino islâmico segue uma versão radical da Sharia, a lei islâmica, que impõe a segregação dos sexo. O país não foi tomado pelas ondas de protestos da Primavera Árabe, que foram vistos apenas na província Oriental, onde se concentra a minoria xiita. Mas, em meio aos levantes que varreram os países árabes, mulheres sauditas aproveitaram para realizar um protesto nacional em protesto contra a proibição de dirigir.
A norma não faz parte das leis da Arábia Saudita, mas, na prática, mulheres não podem ser motoristas. Em seu discurso, o rei não fez qualquer menção ao assunto. Ainda assim, as mudanças anunciadas por Abdullah foram bem recebidas entre ativistas.
Fonte: O Globo
Espero que uma lei semelhante seja aprovada no Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...